Serviços

A Lisrenda presta serviços de:

-Compra e venda de imóveis

-Arrendamento

  • Gestão de arrendamentos:
  • Gestão e negociação de contratos de arrendamento
  • Controlo de rendas e cobranças
  • Resolução imediata de ocorrências
  • Controlo de reparações e coordenação de obra

-Apoio jurídico especializado

  • Assessoria Jurídica
  • Direito Imobiliário
  • Registos e Notariado
  • Direito da Família e Menores
  • Direito Civil
  • Direito da trabalho
  • Direito das Sociedades Comerciais
  • Direito Administrativo

-Certificação energética

Perguntas frequentes sobre certificação energética:

  • Caderneta predial urbana
  • Certidão de registo permanente

Caso queira, poderá solicitar-nos para reunir os documentos por si. 

O Certificado Energético é um documento que avalia a eficácia energética de um imóvel numa escala de A+ (muito eficiente) a F (pouco eficiente), emitido por técnicos autorizados pela Agência para a Energia (ADENE). No documento podes encontrar informação sobre o consumo energético relativo a climatização e águas quentes sanitárias, mas também medidas de melhoria para reduzir o consumo.

O certificado energético é obrigatório desde 2013 para quem pretende vender ou arrendar um imóvel. O objetivo é que informe o proprietário sobre o desempenho energético do imóvel e quais as medidas de melhoria que pode implementar.

Para os proprietários que pretendem vender ou arrendar o imóvel, a obrigatoriedade da certificação energética apresenta vantagens. A certificação energética pode levar à valorização do imóvel e à redução do gasto de energia com soluções energéticas adequadas, resultando numa poupança energética.
Além disso, através da certificação energética do imóvel podes ter acesso a benefícios fiscais. Se o imóvel possuir uma classificação energética igual ou superior a A pode existir uma redução até 25% do IMI. O mesmo é aplicável no caso de melhorias na eficiência energética do imóvel, a classificação energética pode subir pelo menos dois valores face à classificação anterior. Também podes beneficiar de reduções no IMT no caso do edifício ser alvo de obras de reabilitação ou se, na consequência destas obras seja atribuído dois níveis de classificação acima do anterior, tenha no mínimo um nível bom de eficácia e cumpra os requisitos de eficiência energética e de qualidade térmica.

Os documentos obrigatórios a apresentar na visita técnica são a Caderneta Predial Urbana e a Certidão de Registo Permanente. Porém, podes ainda apresentar documentos facultativos como a ficha técnica de habitação, a planta do imóvel e o corte construtivo, os quais contribuem para a otimização da Classificação do Certificado Energético do seu imóvel.

O certificado energético apenas pode ser elaborado por um perito qualificado com acesso ao Sistema Nacional de Certificação Energética e da Qualidade do Ar Interior nos Edifícios.

O certificado energético é válido por 10 anos para edifícios de habitação e pequenos edifícios de comércio e serviços. No caso de grandes edifícios de comércio e serviços, o prazo é de 6 anos para certificados emitidos até 30 de abril e 2015 e 8 anos para certificados emitidos após 30 de abril de 2015.

Os imóveis com pré-certificado energético e licenciados após 2006, necessitam de um Certificado Final que apenas é efetuado através de orçamento.

Os Certificados Energéticos emitidos apenas servem para efeitos de escritura, se acompanhados uma certidão de registo permanente válida para o efeito.
– No caso dos Pacotes Standard, que não incluem a obtenção dos documentos por parte do técnico, se pretenderes utilizar o teu certificado energético para efeitos de escritura, deverás assegurar que está acompanhado de uma certidão de registo permanente válida (terá um custo de 15€ a pagar junto da respetiva entidade emissora e uma validade de 6 meses).
– No caso dos Pacotes Plus, que incluem uma certidão de registo permanente simplificada, se pretenderes utilizar o teu certificado energético para efeitos de escritura, deverás mencionar este facto no momento do agendamento do serviço, ficando a teu cargo o pagamento de uma taxa extra de 15€ (inerente à obtenção da Certidão de Registo Permanente válida para efeitos de escritura), a pagar ao técnico no momento da visita técnica. Este documento terá uma validade de 6 meses.

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